25 de abril de 2024 - 02:27

HomeDESTAQUES DO DIACoordenadores do Vale do Futuro confirmam 2 bilhões de investimentos na Região

Coordenadores do Vale do Futuro confirmam 2 bilhões de investimentos na Região

Estiveram presentes nas dependências do Jornal Diário do Ribeira, na tarde desta quinta-feira (29), três importantes representantes do Programa Vale do Futuro: Marco Aurélio Gomes, coordenador geral do Programa; Ezigomar Pessoa, coordenador regional do Programa e Rogério Pio, diretor do Escritório de Desenvolvimento Regional do Vale do Ribeira.

Recebidos pelos diretores do Grupo Masima, Marcelo Barros e Marcos Caravellas, os representantes do governo paulista puderam conhecer a estrutura do local, que envolve o Portal Diário do Ribeira, o Programa Conexão Ribeira, a Rádio Lagamar, além dos estúdios da ISTV.

Durante a reunião, foram levantadas algumas questões relevantes sobre o Programa Vale do Futuro, com o intuito de aproximar a população das ações realizadas, daquelas em andamento e, ainda, das que estão pautadas no planejamento do Governo do Estado.

Marco Aurélio iniciou pincelando sobre a definição do programa e, em seguida, abordou os desígnios de funções e responsabilidades de cada secretaria: “Cada uma das secretarias tem a obrigação de ter atividades e investimentos específicos para o Vale do Futuro. Além das atividades do dia a dia de cada secretaria, todas elas criaram algum investimento, algum programa, alguma ação de fortalecimento do Vale e todos os investimentos que acontecem no Estado”, comentou.

Ainda, de acordo com o coordenador geral do programa, o governador João Dória lhes cobra semanalmente o relatório de avaliação de tudo o que ocorreu em cada setor, que conta com diversos eixos com representantes que se reportam a ele e ao coordenador regional Ezigomar Pessoa.

“Temos que cumprir meta, somos cobrados pelo governador nas reuniões que ocorrem toda sexta feira das 8h às 12h. A nossa função é aproximar o governo dos gestores locais, prestar conta, apresentar o programa”, comentou.

E por falar em prestação de contas, foram evidenciadas algumas obras e ações as quais conotam grande interesse à população. À exemplo, foi mencionada, como parte do Programa Vale do Futuro, a obra já iniciada, como a recuperação da SP-226, trecho que liga Cananéia à Pariquera-Açu.

Inserida no mesmo contexto de importância, ainda foi comunicado o caso da dissolução de uma questão judicial que envolvia o Hospital Regional de Pariquera-Açu, com retomada da obra de ampliação, envolvendo um investimento de 46 milhões.

“É importante ressaltar que houve uma licitação e a empresa inabilitou-se para a função. Por este motivo, o caso foi para a justiça”, justifica Ezigomar.

Outro assunto em pauta foi a instalação de uma Fatec em Registro, com início das atividades previsto para o próximo ano. O projeto está em fase de licitação de obras e conta com um investimento de 2 milhões na adequação do prédio da Escola Fábio Barreto, onde irá funcionar a sede faculdade de tecnologia, compreendida em um andar inteiro do imóvel.

“Fatec, crédito para as empresas Banco do Povo… Tem bastante coisa acontecendo. São 2 bilhões de investimento, sendo 1 bilhão do governo e 1 bilhão da iniciativa privada”, comenta Marco Aurélio.

Sobre a retomada das atividades da Balsa- Cananéia/ Continente, ainda não há previsão de início, mas foi informado que no dia 25 de maio será assinado o contrato para o início das obras.

Uma novidade divulgada na reunião é que o Programa terá um escritório próprio na cidade de Registro, que será dirigido por Rogério Pio. O local funcionará no prédio novo do Departamento Regional de Saúde- DRS. Ainda, no Palácio dos Bandeirantes, situado na cidade de São Paulo, será instalada uma sala específica do Programa vale do Futuro para atender a população do Vale do Ribeira.

Rogério menciona mais uma ação do programa que é o “São Paulo Mais Perto”, um local onde a população terá acesso a todas as secretarias num local só, como forma de unificar os protocolos de serviços, a fim de dinamizar os processos e facilitar a vida dos usuários. O início do serviço está previsto para março de 2022.

Questionado sobre os investimentos no tocante da divulgação do Vale do Ribeira, o destaque foi direcionado para o setor do turismo, onde o governo paulista tem um programa de internacionalização da região. Uma informação relevante nesse sentido é que a previsão de publicação do edital da concessão dos parques está previsto para fevereiro do ano que vem.

Os projetos e ações do Programa Vale do Futuro podem ser acompanhados pelo site: https://www.saopaulo.sp.gov.br/valedofuturo/

Seguindo a linha da transformação de riquezas regionais em desenvolvimento econômico, condizentes com a proposta do Programa, agora espera-se que o futuro da Região seja igualmente transformado: de uma Região esquecida para o sentido literal do Vale do Futuro, com mais qualidade de vida e esperança para a população.

Por: Érica Xavier/Diário do Ribeira

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS