18 de junho de 2021 - 18:05

HomeBRASILBolsonaro promete neutralidade climática até 2050

Bolsonaro promete neutralidade climática até 2050

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) participou nesta quinta-feira da Cúpula do Clima. O evento virtual, que vai até esta sexta, é organizado pelo governo dos Estados dos Unidos para discutir questões ambientais. O líder brasileiro participou por videoconferência, do Palácio do Planalto.

Em seu discurso, o presidente se comprometeu com as ações necessárias para zerar até 2050 as emissões dos gases de efeito estufa e acabar com o desmatamento ilegal até 2030.

“Determinei que nossa neutralidade climática seja alcançada até 2050, antecipando em dez anos a sinalização anterior”, disse. Sobre o desmatamento, se comprometeu a fortalecer a vigilância. “Apesar das limitações orçamentárias do governo, determinei o fortalecimento dos órgãos ambientais do governo, duplicando os recursos destinados às ações de fiscalização”, em uma mudança de tom diante das cobranças internacionais por maior colaboração.

Em outro trecho, Bolsonaro declarou: “É preciso haver justa remuneração pelos serviços ambientais prestados por nossos biomas ao planeta como forma de reconhecer o caráter econômico das atividades de conservação.”

Bolsonaro participou da cúpula acompanhado de alguns ministros, como o do Meio Ambiente, Ricardo Salles, alvo de críticas de ambientalistas e de diversos setores.

Foram convidados 40 países para o encontro. A cúpula antecede a 26ª Conferência sobre o Clima, a Cop26, a ser realizada em novembro em Glasgow, na Escócia. Um dos principais objetivos é impedir a elevação da temperatura média do planeta acima de 1,5 grau neste século.

 

 

 

Diário do Ribeira / Gazeta SP

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS