29 de março de 2024 - 09:38

HomeESTADOIFSP abre inscrições para seu 1º. Seminário de Divulgação Científica

IFSP abre inscrições para seu 1º. Seminário de Divulgação Científica

De 25 a 27 de maio, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) realiza seu 1º Seminário de Divulgação Científica. O evento, a ser realizado de forma remota, busca abrir espaços para a discussão sobre os desafios da Divulgação Científica e sobre os caminhos que ela tem tomado.

Em sua primeira edição, o seminário apresenta como tema “Linguagens e Práticas da Divulgação Científica em momentos de crise — Conhecer para Engajar”. A ideia é que estudantes, pesquisadores, comunicadores, ativistas culturais e interessados da comunidade em geral possam debater, de modo gratuito e online, a importância da comunicação da ciência e as contribuições do audiovisual ou das mídias e redes sociais como promotoras de saber.

A Ciência nunca ganhou tanta visibilidade quanto hoje. A pandemia causada pela Covid-19 trouxe debates científicos para o centro das discussões de pessoas comuns em todo o mundo. O Brasil é um grande produtor de Ciência, mas pouco se sabe sobre ela no País. De acordo com o portal Scimago Journal Ranks, apenas 84 mil pesquisas produzidas em 2019 no Brasil ganharam holofotes e chegaram a ser publicadas. No Reino Unido, a publicação é duas vezes maior; nos Estados Unidos, oito vezes maior; e, na China, as publicações científicas chegam a 685 mil por ano.

Por que a Ciência produzida no Brasil é tão pouco projetada? Quanto canais e mídias que tratam de Ciência têm crescido em volume e acesso? Qual o segredo da divulgação científica? O seminário do IFSP irá abordar todas essas questões.

A programação completa do evento pode ser acessada no site divulgacaocientifica.ifsp.edu.br, no qual é possível realizar inscrições para apresentar trabalhos e garantir uma vaga como ouvinte.

Além das comunicações orais, os participantes poderão assistir às mesas-redondas com convidados que promovem Divulgação Científica ou discutem suas práticas. Entre eles, estão Simone Pallone de Figueiredo (UNICAMP); Herton Escobar (Jornal da USP| Estadão); Luís Paulo de Carvalho Piassi (USP); Denis Pacheco (Jornal da USP); Eduardo Sato (Fisicast) e Gabriela Bailas (KEK) — Tsukuba/Japão.

Apresentação de trabalhos

Estudantes, professores e pesquisadores podem compartilhar trabalhos acadêmicos, concluídos ou em andamento, produzidos durante os cursos de mestrado, doutorado ou especialização que versem sobre a temática Divulgação Científica. Também podem ser apresentadas experiências didáticas ou ações desenvolvidas sobre o assunto. As inscrições são gratuitas e seguem até 25 de abril.

Sobre o Seminário

O 1º Seminário de Divulgação Científica do IFSP é um evento organizado de forma colaborativa por um grupo de servidores e estudantes de vários câmpus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), em parceria com a pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação. Seu objetivo é promover discussões relacionadas à produção e divulgação de conhecimentos nas áreas de ciência, tecnologia e cultura.

Serviço

Evento: 1º Seminário de Divulgação Científica do IFSP
Data: 25 a 27 de maio
Site: divulgacaocientifica.ifsp.edu.br
Prazo para submissão de trabalhos: até 25 de abril
Prazo para inscrição como ouvinte: 25 de maio
Evento gratuito
Contato: divulgacaocientifica@ifsp.edu.br

 

Diário do Ribeira

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS