A Secretaria de Turismo de São Paulo (Setur) lançou, recentemente, uma plataforma eletrônica – “Melhores práticas no enfrentamento da pandemia” – cuja finalidade é auxiliar os prefeitos das cidades paulistas a encontrar soluções de enfrentamento da crise instalada em virtude da pandemia de Covid-19.
Em Ilha Comprida, são 5 frentes que compõem essa iniciativa:
1. Festival Gastronômico Online Mesa Caiçara – Valorização da gastronomia local com o Festival, divulgação nas redes sociais e entregas delivery.
2. Atendimento online , whatsapp e presencial ( conforme Decreto Plano SP de combate à Covid-19) no Centro de Formação e Espaço do Empreendedor. Informações, capacitações e prestação de serviços aos empreendedores e pessoas que planejam empreender.
3. Projeto do Fundo Social de Solidariedade de Valorização do Artesanato Riquezas da Ilha – Formação online de novos artesãos e artesãs e instalação de dois novos postos de venda do artesanato local nas Vilas de Pedrinhas e Boqueirão Sul. Parceria com o Fundo Social de Solidariedade (FSS)
4. Listas Delivery com todos os estabelecimentos comerciais e serviços que oferecem serviços delivery durante a pandemia. Listas publicadas diariamente nas redes sociais do município e divulgadas para a imprensa com o objetivo de facilitar a comunicação entre comércios e serviços e a população da Ilha.
5. Parceria com o Sebrae/SP – Regional Vale do Ribeira pelo terceiro ano do Programa de Desenvolvimento Local (PDL) – Cidade Empreendedora. Ações para 2021: instalação da Unidade Sebrae Aqui na Ilha Comprida; formatura da primeira turma de empresários que receberá o Selo de Qualidade no Turismo Lagamar; apoio aos manejadores de plantas nativas para a introdução de novos produtos e conquista de novos mercados; Programa de inclusão social com cursos técnicos do Programa Empreenda Rápido e Capacitações para fomento das compras públicas das MPEs locais.
De acordo com a Secretaria de Estado de Turismo, “a ideia é que a ferramenta colaborativa ajude a compor um catálogo de experiências bem-sucedidas e possa ser replicada por gestores públicos em todo o estado”.
Acesse a plataforma: http://www.turismo.sp.gov.br/melhorespraticas.
Diário do Ribeira