28 de março de 2024 - 11:17

HomeVALE DO RIBEIRAIniciativas de Ilha Comprida fazem parte de experiências bem sucedidas que integram...

Iniciativas de Ilha Comprida fazem parte de experiências bem sucedidas que integram plataforma colaborativa lançada pela Setur

A Secretaria de Turismo de São Paulo (Setur) lançou, recentemente, uma plataforma eletrônica – “Melhores práticas no enfrentamento da pandemia” –  cuja finalidade é auxiliar os prefeitos das cidades paulistas a encontrar soluções de enfrentamento da crise instalada em virtude da pandemia de Covid-19.

Em Ilha Comprida, são 5 frentes que compõem essa iniciativa:

1. Festival Gastronômico Online Mesa Caiçara – Valorização da gastronomia local com o Festival, divulgação nas redes sociais e entregas delivery.

2. Atendimento online , whatsapp e presencial ( conforme Decreto Plano SP de combate à Covid-19) no Centro de Formação e Espaço do Empreendedor. Informações, capacitações e prestação de serviços aos empreendedores e pessoas que planejam empreender.

3. Projeto do Fundo Social de Solidariedade de Valorização do Artesanato Riquezas da Ilha – Formação online de novos artesãos e artesãs e instalação de dois novos postos de venda do artesanato local nas Vilas de Pedrinhas e Boqueirão Sul. Parceria com o Fundo Social de Solidariedade (FSS)

4. Listas Delivery com todos os estabelecimentos comerciais e serviços que oferecem serviços delivery durante a pandemia. Listas publicadas diariamente nas redes sociais do município e divulgadas para a imprensa com o objetivo de facilitar a comunicação entre comércios e serviços e a população da Ilha.

5. Parceria com o Sebrae/SP – Regional Vale do Ribeira pelo terceiro ano do Programa de Desenvolvimento Local (PDL) – Cidade Empreendedora. Ações para 2021: instalação da Unidade Sebrae Aqui na Ilha Comprida; formatura da primeira turma de empresários que receberá o Selo de Qualidade no Turismo Lagamar; apoio aos manejadores de plantas nativas para a introdução de novos produtos e conquista de novos mercados; Programa de inclusão social com cursos técnicos do Programa Empreenda Rápido e Capacitações para fomento das compras públicas das MPEs locais.

De acordo com a Secretaria de Estado de Turismo, “a ideia é que a ferramenta colaborativa ajude a compor um catálogo de experiências bem-sucedidas e possa ser replicada por gestores públicos em todo o estado”.

Acesse a plataforma: http://www.turismo.sp.gov.br/melhorespraticas.

 

Diário do Ribeira

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS