25 de abril de 2024 - 06:11

HomeESTADOApós afastamento de Cury, Padre Afonso Lobato toma posse na Alesp

Após afastamento de Cury, Padre Afonso Lobato toma posse na Alesp

lhedores e sensíveis à dor do outro, porque vivemos momentos em que, às vezes, o egoísmo fala mais alto”, disse.

Na cerimônia, o anfitrião da posse, o 2º vice-presidente da Alesp, deputado André do Prado (PL),  desejou sucesso ao colega. “É uma honra muito grande ter dado posse ao meu querido e grande amigo, representante da mesma região que eu, padre Afonso Lobato. Todos nós já conhecemos o trabalho dele como deputado, com suas conquistas para o Estado de São Paulo e para o Vale do Paraíba. Então sua chegada à Alesp vai agregar muito a esta Casa”, disse.

 

Caso Cury

Por 86 votos a zero, o deputado estadual Fernando Cury (Cidadania) foi suspenso por 180 dias pela Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) na última quinta-feira (1º), por importunação sexual contra a deputada Isa Penna (PSOL). Essa nova pena se sobrepõe à primeira, de 119 dias, considerada branda demais, porque com punições de até quatro meses a atividade do gabinete parlamentar não é suspensa. Com a penalidade maior, Cury perde ainda salário e o suplente é convocado para assumir em seu lugar durante o período. A nova punição ocorreu após pressão de setores da sociedade civil e a união de partidos políticos.

Isa Penna defendia a cassação do mandato de Cury, mas considerou o resultado como uma vitória parcial. “A maior Assembleia da América Latina reconheceu o assédio. Desde 1999 não temos uma punição na Casa e quando ela aconteceu foi por improbidade administrativa”, disse. “A vitória com todas as letras maiúsculas seria a cassação. A vitória completa será quando nenhuma de nós seja importunada, violentada sem que haja punição”, completou a parlamentar.

 

Diário do Ribeira / Gazeta SP

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS