• Seja bem vindo ao Diário do Ribeira!
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

  • 8 de maio de 2021
  • 04:27

Presidente interino do Peru renuncia o cargo após uma semana

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

O pedido de renúncia de Manuel Merino de Lama, presidente empossado há uma semana, foi aceito pelo Congresso do Peru na tarde do último domingo (15). Merino, líder do Parlamento, ocupava o posto do então presidente Martín Vizcarra, afastado do cargo no último dia 9.

Merino renunciou sob pressão do presidente do Congresso, Luiz Valdez, e de vários partidos, incluído o próprio, o centro-direitista Ação Popular, devido às intensas manifestações ocorridas ao longo da última semana. A crise deste domingo foi causada pelas manifestações que vêm ocorrendo no país.

Agora com a renúncia, o Legislativo deve decidir qual dos congressistas ocupará o cargo de presidente do país até o fim do atual mandato, em 28 de julho de 2021. Com a escolha de um novo líder, o Peru acumulará quatro presidentes nesta gestão, iniciada em 2016.

Quem estava à frente do Congresso desde segunda-feira era Luiz Valdez, do mesmo partido que Merino, o Ação Popular. Valdez, porém, também renunciou.

Assim, o Congresso passou a ser liderado provisoriamente por Rocío Silva Santisteban, da Frente Ampla (centro-esquerda), que presidia a sessão deste domingo. Até 1h30 desta segunda-feira (23h30 de domingo em Lima), os congressistas ainda não haviam definido quem assumiria o cargo interinamente.

O nome de Rocío para a Presidência foi rejeitado por seus colegas, e outro postulante seria proposto.
Ainda havia a possibilidade de Vizcarra retornar ao poder, por meio do Tribunal Constitucional, que analisará nesta segunda (16) a apelação apresentada pelo ex-mandatário e pode considerar a moção de vacância inconstitucional.

 

Gazeta SP/Folhapress

 

 

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DESTAQUES DO DIA