• Seja bem vindo ao Diário do Ribeira!
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

  • 8 de maio de 2021
  • 04:33

Covid-19: Rússia pede que OMS aprove uso emergencial da vacina Sputnik V

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Nesta terça-feira (27), a Rússia informou que pediu a aprovação do uso emergencial de uma de suas vacinas contra Covid-19, a Sputnik V, para a Organização Mundial de Saúde (OMS).

O fundo russo que coordena a produção da vacina enviou pedidos para registro acelerado na Lista de Uso de Emergência e pré-qualificação do imunizante. De acordo com o diretor do fundo, Kirill Dmitriev, o pedido “permitirá que a Sputnik V seja incluída na lista de produtos médicos que atendem aos principais padrões de qualidade, segurança e eficácia”.

Em nota, a organização afirmou ao “G1” que os pedidos para uso de emergência são confidenciais. “Se um produto submetido para avaliação cumprir os critérios de listagem, a OMS publicará os resultados amplamente”, disse.

Ainda de acordo com a organização, “a duração do processo de listagem de uso de emergência depende da qualidade dos dados apresentados pelo fabricante da vacina e dos dados que atendem aos critérios da OMS”.

Vacinas

A Sputnik V é desenvolvida pelo Instituto Gamaleya e foi a primeira vacina registrada contra Covid-19 no mundo. Ela é baseada em um processo de manufatura de vetor viral, em que um vírus modificado é utilizado para introduzir parte do material genético do coronavírus no organismo e induzir a produção de anticorpos pelo corpo.

Há duas semanas, outra vacina russa foi registrada, a EpiVacCorona, que está sendo desenvolvida pelo Instituto Vector, na Sibéria. Ela é baseada em pedaços de proteínas do novo coronavírus produzidos de forma sintética.

 

Diário do Ribeira/Gazeta SP

 

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DESTAQUES DO DIA