• Seja bem vindo ao Diário do Ribeira!
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

  • 8 de maio de 2021
  • 04:45

Projeto desenvolvido na região visa a conservação de felinos da Mata Atlântica

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Uma parceria firmada entre o Onçafari­, criado para estudo e conservação da vida selvagem, e o Legado das Águas, maior reserva privada de Mata Atlântica do país localizado no Vale do Ribeira, irá viabilizar o monitoramento e conservação de grandes felinos no bioma atlântico.

O projeto, que será desenvolvido nos 31 mil hectares de floresta da região, visa realizar o levantamento populacional de onças-pardas e pintadas para ações de proteção desses felinos, sendo a última espécie criticamente ameaçada de extinção na Mata Atlântica.

Com início em setembro, a primeira fase da parceria trata da instalação de 20 câmeras de monitoramento, fornecidas pela Log Nature e colocadas pelo Onçafari em diversas áreas do Legado das Águas. A iniciativa faz parte do Onçafari Science, braço de ciência do projeto, que tem como objetivos observar o comportamento dos animais, avaliar constantemente seu estado de saúde, e desenvolver pesquisas em ecologia e fisiologia, aumentando o conhecimento científico sobre as espécies para potencializar sua proteção.

As câmeras possuem sensor de movimento e modo noturno. Após a coleta dos dados, será possível traçar os rastros dos animais, quais espécies estão presentes e, no caso dos felinos, identificar até mesmo em quais árvores sobem ou arranham para marcar território.

A Reserva, atualmente, abriga 13,5% de todas as espécies animais ameaçadas de extinção na Mata Atlântica.

 

Diário do Ribeira

 

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DESTAQUES DO DIA