• Seja bem vindo ao Diário do Ribeira!
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

  • 8 de maio de 2021
  • 04:41

OMS vai distribuir testes rápidos de Covid-19 a países pobres

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Nesta segunda-feira (28), a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou que vai distribuir 120 milhões de testes de diagnóstico rápido de Covid-19 para países pobres. O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom informou que os testes são mais ágeis e fornecem resultados em até 30 minutos.

De acordo com a OMS, os testes serão oferecidos no Brasil e em outros países na América Latina. Ao todo, 133 países de baixa e média renda vão receber.

Segundo Tedros, além de melhorar a agilidade, “os novos testes serão importantes para garantir o acesso às áreas remotas e descentralizar a saúde”.

A diferença do teste rápido anunciado pela OMS e do PCR, que identificam a quantidade do vírus sars-coV-2, é que eles não detectam diretamente partículas virais (material genético/RNA ou antígenos) e identificam os pacientes na fase precoce da doença. “Os novos testes são tão fáceis de usar como testes de gravidez”, explica a CEO da Fundação para Diagnósticos Inovadores (FIND) da OMS, Catharina Boehme.

Os testes serão fabricados pelas empresas SD Biosensor e Abbot, e o volume será garantido por meio da Fundação Bill e Melinda Gate. O diretor executivo do Global Fund, uma parceria internacional de financiamento em saúde, que irá contribuir, inicialmente, com US$ 50 milhões para a iniciativa, reforça que o novo teste é um complemento valioso para fornecer suporte técnico para países de baixa renda e diminuir a lacuna existente entre países pobres e ricos.

 

Diário do Ribeira/Gazeta SP

 

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DESTAQUES DO DIA