• Seja bem vindo ao Diário da Ribeira!
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Cananéia tem participação subaquática no Dia Mundial de Limpeza dos Oceanos

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

No último sábado (19), Cananéia foi palco do Dia Mundial da Limpeza dos Oceanos e, alinhando-se à novidade de limpeza subaquática deste ano, contou com a participação de 9 mergulhadores em apnéia (Laerte, Dimas, Tuca, Bruno, Kenny, João, Nilton, João Markos e Tonimaike) e 4 Staffs (Wanderlei, Cléia, Alessandra e Fred).

Apesar das limitações de tempo de fundo e visibilidade da água, os participantes conseguiram retirar do oceano, aproximadamente 163. 200 kg de resíduos, divididos entre latas de alumínio, garrafas de vidro, pedaços de isopor, frascos de óleo lubrificante, isqueiros, calçados, tambores plásticos e grande quantidade de  lixo orgânico.

 

 

Dia Mundial da Limpeza dos Oceanos

Em sua terceira edição, o Dia Mundial da Limpeza, criada em 2008 na Estônia, segue com objetivo de remover o lixo do meio ambiente. Tudo começou quando um grupo de 50 mil voluntários se mobilizou para limpar o país em 5 horas. A atitude chamou atenção e ganhou repercussão no resto do mundo.

Tal mobilização, que é considerada a maior ação cívica mundial, é retomada este ano e reúne mais de 180 países na causa, incluindo o Brasil.

Com slogan “Let’s Do It!”ou “Vamos fazer isso!”, a ação se espalhou pelo mundo e, em 2019, foram mais de 21 milhões de pessoas envolvidas na causa e realizando limpezas baseadas no mesmo modelo. No Brasil, foram 1200 cidades e mais de 320 mil voluntários.

Novidades para 2020

A primeira, veio alinhada ao atual cenário de pandemia, onde toda a ação deveria ser feita de casa, valendo-se da utilização da hashtag #eucuidodomeuquadrado.

A segunda grande inovação partiu da EICA (Escola Internacional Consciência Azul), uma Escola de Educação Ambiental sediada no Município de Cananéia e que agregou ao evento, a Ação de Limpeza Subaquática, que já leva o título de  maior limpeza subaquática do planeta, reunindo aproximadamente  600 mergulhadores em ações em todo território nacional.

Apesar de se tratar de uma causa mundial em prol do meio ambiente, a ação em Cananéia, uma importante estância turística, contou com apoio somente de empresários ligados ao turismo local: Pousada Caravellas, Iate Clube Rio Verde, CWG Turismo, Centro Náutico Cananéia, Marcos do Trenzinho, além de apoiadores externos como a Seasub e a Cobra sub, fabricantes de equipamentos de mergulho.

 

Diário do Ribeira

 

 

 

 

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DESTAQUES DO DIA

DESTAQUES DA SEMANA

Candidatura de Gabriel Rosa é impugnada pela Justiça Eleitoral

O pedido de registro de candidatura do ex-prefeito Gabriel Rosa, para disputar as eleições 2020, foi indeferido pela Justiça Eleitoral na tarde desta segunda feira (19), como mostra link abaixo: http://divulgacandcontas.tse.jus.br/divulga/#/municipios/2020/2030402020/62995/candidatos Ontem (18) o ex-prefeito

Leia Mais »