• Seja bem vindo ao Diário da Ribeira!
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

MP cumpre 12 mandados de prisão em operação contra facção criminosa

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Na manhã desta segunda-feira (14), o Ministério Público de São Paulo realizou uma operação contra o PCC, facção que atua dentro e fora de presídios do Brasil. Foram cumpridos 40 mandados de busca e apreensão e 12 mandados de prisão no Estado.

De acordo com o Ministério Público, o objetivo da operação é prender os criminosos que assumiram o controle da facção após os principais chefes terem sido transferidos para presídios federais em 2019.

O atual comando seria composto por 21 pessoas, segundo a investigação. “Alguns alvos estão foragidos, possivelmente no Paraguai e na Bolívia, ou até mesmo na África, mas a importância foi reunir provas contra esses elementos, conseguir as prisões temporárias. É a operação hoje considerada mais importante depois da remoção da liderança”, afirmou o promotor Lincoln Gakyia, integrante da força-tarefa que investiga a facção.

A operação também tem como objetivo desarticular um esquema de lavagem de dinheiro feito por dólar-cabo (transferências internacionais de valores mediante compensações, sem respeitar as normas do sistema financeiro nacional) no Paraguai e na Bolívia. A investigação aponta que a facção movimenta cerca de R$ 100 milhões por ano.

Os objetos apreendidos e os suspeitos deverão ser encaminhados para a sede do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), no centro da Capital, e encaminhados para presídios de segurança máxima na região de Presidente Prudente (CRP de Presidente Bernardes e Penitenciária 2 de Presidente Venceslau) ainda nesta segunda.

 

Diário do Ribeira/ Gazeta SP

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DESTAQUES DO DIA