• Seja bem vindo ao Diário da Ribeira!
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Começa hoje em Cananéia a Semana Municipal de Conservação dos Manguezais

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Acontece em Cananéia, a partir de hoje e segue até a próxima sexta (18), a Semana Municipal de Conservação dos Manguezais. O evento, que ocorre no município desde 2004, baseado na Lei Municipal nº 1.648, é uma iniciativa da Câmara de Técnica de Ed. Ambiental e do Conselho Municipal de Desenvolvimento do Meio Ambiente (COMDEMA) e conta com a participação do grupo de pesquisa Monitoramento Integrado de Manguezais.

De acordo com Marília Cunha Lignon, Professora da UNESP Registro e coordenadora do grupo, as atividades desenvolvidas pela equipe visam estudar/monitorar a estrutura, o funcionamento, a dinâmica e o estado de conservação do ecossistema manguezal. O grupo de pesquisa Monitoramento Integrado de Manguezais tem participado ativamente desde a primeira edição das comemorações da Semana de Conservação de Manguezais de Cananéia, com apresentação de palestras, exposições fotográficas, rodas de conversa e cursos.

Ainda, segundo informações obtidas com Marília, Cananéia foi o primeiro município no Brasil a criar uma semana sobre a importância da conservação dos manguezais. “Os primeiros estudos sobre dinâmica de florestas de mangue em parcelas permanentes em Cananéia começaram em janeiro de 2001. Em breve vamos celebrar 20 anos de monitoramento. Coisa rara se manter um estudo por tão longo tempo! Esse enfoque faz parte do Monitoramento Integrado de Manguezais”, comemora.

Diferente das edições anteriores, onde as atividades ocorriam sempre presencialmente, este ano, o grupo vem com uma proposta diferente. Por conta do atual cenário de Covid- 19, será adotada uma dinâmica de publicações diárias por meio de suas redes sociais Instagram / Facebook, com divulgação de resultados de  pesquisas de campo e lançamento de desafios aos seus seguidores.

Há ainda, uma parceria com professores de escolas municipais em Cananéia, que trabalharão o conteúdo que será produzido pelo grupo.

Todo o material sobre o evento será divulgado na página @mangrove.monitoring.

 

Diário do Ribeira

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DESTAQUES DO DIA