• Seja bem vindo ao Diário da Ribeira!
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Evento online discute novas tecnologias para alimentação saudável

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Conhecimentos, tecnologia e novos ingredientes para alimentos e bebidas mais saudáveis serão apresentados e discutidos em eventos online gratuitos promovidos pelo Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, em parceria com a Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Campinas (FEA-Unicamp) e a Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo (EEL-USP).

Ao todo serão quatro webinars na chamada Série Ingredientes Saudáveis para Alimentos e Bebidas, que acontecerá às quartas-feiras, às 16h, em semanas alternadas, com apoio da Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia e da Mentto, empresa que transmitirá os eventos. Para receber os links das transmissões, é necessário inscrever-se na página da série.

A estreia da série ocorreu na última quarta-feira (17) e abordou os lipídeos especiais. Em julho, ganharão destaque os extratos fenólicos (1º), as proteínas doces e fibras (15) e, por fim, as proteínas vegetais (29). O primeiro webinar será mediado pela pesquisadora e vice-diretora do Ital, Gisele Camargo, e terá como convidados Gabriela Alves Macedo, professora da FEA-Unicamp, e Valdecir Luccas, pesquisador do Centro de Tecnologia de Cereais e Chocolates (Cereal Chocotec) do Ital.

“São encontros destinados a ajudar na compreensão de temas como biotecnologia, formas de produção de ingredientes e seus efeitos para a saúde, bem como pré-requisitos para uso e desafios na aplicação”, ressalta Gisele, que está à frente da iniciativa, cujas áreas abordadas compõem a Plataforma Biotecnológica Integrada de Ingredientes Saudáveis (PBIS), parceria do Ital com a Unicamp e a USP, envolvendo consórcio de empresas.

“É uma oportunidade de contextualização, mas também de incentivo a startups, indústrias de alimentos, associações, pesquisadores e empreendedores a contarem conosco”, complementa.

Implantação

A proposta de implantação da PBIS foi enviada à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), está em fase de avaliação se integrará os Núcleos de Pesquisa Orientada a Problemas em São Paulo (NPOP-SP), no âmbito do Programa Ciência para o Desenvolvimento.

“Estamos confiantes da relevância da plataforma pela missão de desenvolver a indústria de alimentos com integração dos sistemas produtivos, uso de matérias-primas nacionais, aproveitamento de subprodutos e descartes, através da aplicação de processos biotecnológicos sustentáveis para produção de alimentos e bebidas”, finaliza Gisele.

Sobre o Ital

O Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) promove atividades de pesquisa, desenvolvimento, assistência tecnológica, inovação e difusão do conhecimento nas áreas de embalagem e de processamento, conservação e segurança de alimentos e bebidas.

Fundado em 1963 e situado em Campinas, o Ital é vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, e conta com unidades técnicas especializadas em produtos cárneos, de panificação, cereais, chocolates, balas, confeitos, laticínios, frutas, hortaliças, termoprocessamento e embalagens; 15 plantas-piloto especializadas em processamento de alimentos e bebidas e de avaliação do desempenho de embalagens; e 35 laboratórios de análise e ensaios, além do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) e da Plataforma de Inovação Tecnológica, especializada em estudos de tendências de mercado e de prospecção de oportunidades e demandas de inovação.

É certificado na norma NBR ISO 9001 e possui ensaios acreditados na norma ISO/IEC 17025 pela Cgcre/Inmetro. Outras informações estão disponíveis no site www.ital.agricultura.sp.gov.br.

 

Diário do Ribeira / Gazeta SP

Foto: Secretaria de Agricultura e Abastecimento

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DESTAQUES DO DIA